Os livros da nosso sociedade sempre esconderam a realidade do país, fazendo pessoas,famílias e até mesmo países "perfeitos". Mesmo sabendo que não é assim, nós já nos acostumamos com esse tipo de literatura .Porém Aluísio Azevedo fez diferente, ele criou um livro que mostra a verdadeira realidade do nosso país nos tempos antigos mas que reflete nos atuais, "O Cortiço", um livro que chega a chocar devido a sua franqueza. Agora o livro foi adaptado para HQ trazendo ainda mais clareza à literatura.
Vemos a ganância, luxúria, desejo e preconceito, atitudes que costumam ser ocultas da nossa sociedade. Ao ser adaptado para HQ o livro passou a ser mais acessível para a sociedade em geral, indo desde a criança até os mais idosos. Contudo o livro consegue ser tanto divertido quanto intrigante a ponto de nos prender a ele,como foi adaptado transformou a leitura tanto mais fácil como mais ilustrativa para crianças.
Enfim, eu indicaria esse livro com toda certeza, pois ele mostra a realidade e não só o mundo perfeccionista de muito autores, o livro consegue ser engraçado contando piadas e nos divertindo, porém também é sério tratando assuntos que muitas vezes deixamos de prestar atenção e acabamos ignorando. Como eu já disse mais acima o livro se transformou mais acessível as crianças devido a sua transformação para HQ o que faz com que as crianças se interessem ainda mais pela leitura o que é muito importante devido ao mundo em que vivemos com a tecnologia e a televisão. Então pessoal - lê-se professora - comprem esse livro ele é muito, muito bom, trás a história do passado que bate justamente com o que passamos hoje em dia e eu particularmente adorei lê-lo.
O Cortiço em HQ, um livro de Aluísio Azevedo, editora Ática, publicado um 2010, 80 páginas, R$ 26,90, ilustrações de Rodrigo Rosa e roteiro de Ivan Jaf.