Laah Melo

sábado, 26 de março de 2011

Órfãos de Haximu

Os Órfãos de Haximu é um livro que traz a estória de Daniel e sua irmão gêmea Nape, nele, Daniel não conhece seu passado, pois toda vez que vai perguntar a seu pai ele desvia-se do assunto para evitar a verdade. No entanto, no seu aniversário de 21 anos Daniel decide confrontar seu pai e saber toda a sua infância, porém ao descobrir que suas raízes eram indígenas e que sua mãe, Yarima foi morta no massacre de Haximu, Daniel decide ir ao Brasil reviver sua cultura indígena até então, desconhecida e viver como um legitimo Yanomami.

Qual a importância do massacre de Haximu no livro?

Não só poque a estória do livro gira em torno desse massacre como também foi devido a iss que Daniel resolveu correr atrás de seu passado e tentar desvendar e entender seu lado indígena ate então, escondido.

 - O livro "Os órfãos de Haximu é bastante interessante, pois lendo-o você pode não só de divertir devido a sua interação com o leitor como também aprender bastante sobre a cultura indígena e saber um pouco mais sobre o nosso país, um livro que realmente vale a pena ler.

sábado, 12 de março de 2011



“Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove.
Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha.
Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra.
É por isso que eu tenho medo… Você também diz que me ama… “

William Shakespeare






Sempre preferi chorar sozinha, longe de todos. Orgulho? Não. Só quero evitar o julgamento de pessoas que não saibam o motivo de minhas lágrimas.
Demi Lovato

Havia uma menina, que estava brincando no parque, quando viu uma foto, na grama. Desde aquele dia, ela a guardou, e tentou encontrar a pessoa que nela estava. Sem sucesso. Então, ela se casou e, um dia, seu marido perguntou quem era o garoto que estava em sua carteira. A menina respondeu, “meu primeiro amor”. O rapaz sorriu, e disse: “eu perdi essa foto quando tinha nove anos.”

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Literatura em HQ

Os livros da nosso sociedade sempre esconderam a realidade do país, fazendo pessoas,famílias e até mesmo países "perfeitos". Mesmo sabendo que não é assim, nós já nos acostumamos com esse tipo de literatura .Porém Aluísio Azevedo fez diferente, ele criou um livro que mostra a verdadeira realidade do nosso país nos tempos antigos mas que reflete nos atuais, "O Cortiço", um livro que chega a chocar devido a sua franqueza. Agora o livro foi adaptado para HQ trazendo ainda mais clareza à literatura.

Vemos a ganância, luxúria, desejo e preconceito, atitudes que costumam ser ocultas da nossa sociedade. Ao ser adaptado para HQ o livro passou a ser mais acessível para a sociedade em geral, indo desde a criança até os mais idosos. Contudo o livro consegue ser tanto divertido quanto intrigante a ponto de nos prender a ele,como  foi adaptado transformou a leitura tanto mais fácil como mais ilustrativa para crianças.

Enfim, eu indicaria esse livro com toda certeza, pois ele mostra a realidade e não só o mundo perfeccionista de muito autores, o livro consegue ser engraçado contando piadas e nos divertindo, porém também é sério tratando assuntos que muitas vezes deixamos de prestar atenção e acabamos ignorando. Como eu já disse mais acima o livro se transformou mais acessível as crianças devido a sua transformação para HQ o que faz com que as crianças se interessem ainda mais pela leitura o que é muito importante devido ao mundo em que vivemos com a tecnologia e a televisão. Então pessoal - lê-se professora - comprem esse livro ele é muito, muito bom, trás a história do passado que bate justamente com o que passamos hoje em dia e eu particularmente adorei lê-lo.

O Cortiço em HQ, um livro de Aluísio Azevedo, editora Ática, publicado um 2010, 80 páginas, R$ 26,90, ilustrações de Rodrigo Rosa e roteiro de Ivan Jaf.